Com mais de 80GB de arquivos trafegados, B3 utiliza plataforma da Axway para agilizar processos de maneira segura

São Paulo, julho de 2019 – A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo entre as líderes globais do setor de bolsas, utiliza as soluções Axway Secure Transport (MFT) e o Axway API Gateway, da Axway, como parte de sua estratégia de transformação digital, com o objetivo de agilizar e aprimorar os seus processos internos.

A parceria entre as duas empresas começou há mais de duas décadas. Naquele período, era pouco provável imaginar transferência de dados de maneira digital. Apesar disso, a B3 sentia a necessidade de modernizar o seu processo de envio de informações aos seus clientes ao fim dos pregões.

Desde a sua criação, a organização está ao lado dos seus clientes, parceiros e distribuidores, atendendo suas necessidades e provendo um ambiente seguro para negociações e supervisão de mercado, apoiada numa regulamentação e governança robusta, pautada pela ética e excelência operacional. Neste contexto, uma maneira de ajudar as corretoras mais efetivamente foi a automação no envio dos relatórios de final de pregão. Ou seja, ao final de um dia de negociação, as corretoras de valores precisavam saber o volume do que haviam negociado, no detalhe.

A B3 fazia a consolidação destes dados e a geração dos relatórios impressos, que eram retirados pelas corretoras, no prédio da bolsa. Com o passar do tempo, o papel foi sendo abandonado e a entrega passou a ser feita em disquetes.

DESAFIO

Com este cenário, o desafio era justamente agilizar o processo de entrega, para que clientes de fora da cidade de São Paulo pudessem ter acesso de maneira mais rápida aos seus dados de negócios ao final do expediente da bolsa. Com o passar do tempo, o tamanho e o número de arquivos disponibilizados aumentaram significativamente. Pensando nessas questões, a Axway viabilizou soluções para apoiar a migração dos boletins em papel para atualizações eletrônicas.

SOLUÇÃO

Com a implementação da solução Secure Transport (MFT) da Axway, a B3 pôde agilizar as suas entregas e, o que antes demorava um dia para ser entregue ao cliente, hoje leva apenas 12 horas, considerando que as informações são enviadas sempre ao final do pregão da B3. Atualmente, a B3 conta com 232 participantes conectados na plataforma Axway, movimentando cerca de 65 milhões de mensagens. São trafegados 80 GB em arquivos e realizadas 200 mil transferências diariamente.

"O relacionamento e a parceria foram e ainda são fatores essenciais na manutenção da Axway como nossa fornecedora estratégica. Entender as nossas necessidades e indicar as melhores tecnologias e processos foi essencial para a nossa migração de plataforma XFB para ST (Secure Transfer) e, olhando para o futuro, essencial para nos ajudar na adoção do Axway API Gateway e iniciarmos a publicação de APIs para o mercado financeiro, FINTECHs e demais agentes interessados nos produtos e serviços da B3. Acreditamos que essa parceria tem sido fundamental para aceleração da nossa transformação digital", diz Marco A Favareto, Superintendente de Operações de TI da B3.

Sobre a Axway

Como uma empresa de software, a Axway (Euronext: AXW.PA) ajuda os clientes a criarem experiências e oportunidades excepcionais ao conectar pessoas, sistemas, negócios e ecossistemas. Firmemente enraizada em nossa herança de MFT (Transferência de Arquivos Gerenciada) e de Integração B2B, a Plataforma de Integração Híbrida AMPLIFY™ combina padrões tradicionais de integração com APIs para desbloquear dados e aumentar seu valor; acelerar a descoberta, uso e implantação de integrações para novos públicos; e acelerar a transformação digital. Desde a ideia até a execução, a expertise da Axway em gerenciamento de APIs, integração B2B, colaboração de conteúdo e transferência de arquivos gerenciada, resolveu os mais difíceis desafios de dados para mais de 11.000 organizações em 100 países. Para saber mais, acesse https://www.axway.com/.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

B3. Com o mercado, para o futuro.